O que é Terapia Método ABA e psicopedagogia

A análise do comportamento aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes no tratamento, principalmente em casos mais graves de autismo. Para o analista do comportamento ser terapeuta significa atuar como educador, uma vez que o tratamento envolve um processo abrangente e estruturado de ensino-aprendizagem ou reaprendizagem.

O trabalho com crianças autistas tem por objetivo integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte. Para isso, a intervenção é planejada e executada cuidadosamente, abrangendo as atividades das crianças em todos os ambientes frequentados por ela: escola, casa, lazer, etc. Também acompanha-se o trabalho do psiquiatra (quando existente), pois a comunicação entre diferentes profissionais permitem um maior conhecimento das habilidades da criança.

Imagem ilustrativa para Psicoterapia Individual para Crianças, Adultos e Idosos

Importância da Terapia Método ABA

Comportamento

o ensino de procedimentos de autocontrole e auto-monitoramento

Imagem ilustração Benefício Instituto da Vida

Compreensão

A Psicopedagogia busca compreender como ocorrem os processos de aquisição do saber.

Imagem ilustração Benefício Instituto da Vida

Reconhecimento

Ensinos de habilidades simples e complexas em pequenos passos.

Imagem ilustração Benefício Instituto da Vida

MARQUE SUA CONSULTA

HOJE
E DEIXE QUE NOSSOS PROFISSIONAIS AJUDEM VOCÊ

Nossa equipe de profissionais é preparada para atender diferentes tipos de casos e situações. Marque sua consulta sem compromisso.

Marcar uma consulta