Atualmente a área da saúde mental observa uma demanda crescente pelo serviço de psicoterapia. Este aumento demonstra preocupação da população com a saúde mental, principalmente após a pandemia que gerou muitos casos de luto e angústia em todos.

As conversas sobre a importância da saúde mental estão em alta, e é cada vez mais comum ouvir de um amigo, colega ou familiar: “Estou indo ao psicólogo”. Percebemos que além de uma  ruptura com tabus e preconceitos, essas situações nos mostram o quanto é importante cuidarmos da saúde mental.

Como resultado, a demanda por novas formas de atendimento, como a terapia online, está aumentando.

A terapia online tem muitas vantagens sobre a terapia presencial. Neste artigo, você vai entender o que é psicoterapia online e 4 motivos para você aderir a esse método de cuidar de si.

A psicoterapia online é um processo de atendimento semelhante à terapia presencial tradicional. Mas será feito remotamente via videochamada.

Seu objetivo é melhorar a saúde mental de pessoas, casais e grupos.

Elencamos aqui algumas situações benéficas para você escolher a psicoterapia online:

1. Não precisa transportar-se até o local. Seu psicólogo está a apenas um clique de distância. Oferecemos uma plataforma própria e segura para receber nossos pacientes com ética e segurança. Basta agendar e realizar sua sessão.

A psicoterapia online também facilita a vida de pessoas que precisam enfrentar o estresse do trânsito, principalmente em grandes centros urbanos.

É online para que você não precise lidar com congestionamentos. Isso facilita muito o acesso à terapia para aqueles com transtornos de ansiedade.

2. O custo da Psicoterapia online é mais acessível, ou seja, você economiza tempo e dinheiro com transporte, ônibus, gasolina, etc,.

3. Horários flexíveis pois de forma remota, paciente e terapeuta tem mais liberdade na escolha de seus horários. Muitos pacientes escolhem o horário do almoço por exemplo pela praticidade.

4. Você tem possibilidade de escolher um psicólogo que more em outra cidade, ou então se você é brasileiro e mora em outro país, pode se beneficiar da psicoterapia online escolhendo um de nossos psicólogos.

Apesar de essas e outras vantagens, a psicoterapia online possui algumas limitações, como por exemplo: não podemos cuidar convenientemente de pessoas com sintomas graves, como esquizofrenia.

Em casos como esquizofrenia, definitivamente recomendamos o acompanhamento no CAPS (Centro de Assistência Psicossocial). Os CAPS possuem equipe de especialistas, onde o paciente terá acesso a tratamento multidisciplinar e gratuito, além de grupos de apoio e atendimento familiar.

Dependendo da maturidade da criança é possível fazer o trabalho online, no entanto é preciso participação dos pais se a criança for muito pequena e também pode ser feito aconselhamento aos pais.

Para realizar suas sessões de terapia online, você precisa de um ambiente fechado, como um quarto ou um escritório onde possa fechar a porta e não ser incomodado, além de computador, fone e internet adequados.

É importante enfatizar às pessoas que compartilham sua casa com você que elas respeitem o momento de sua terapia.

O Instituto da Vida tem plataforma própria de Psicoterapia Online e possui uma equipe amplamente qualificada para lhe atender:

Basta nos acionar através do whatsapp 17-991676445 e agendar sua consulta!

Trabalhamos com reembolso médico e diversos planos de saúde, inclusive nosso próprio plano PSICOVIDA!

Joelma Caparroz

Diretora Instituto da Vida

Vem pro lado da Saúde Mental!